Alto Araguaia: obras de recuperação da Avenida Carlos Hugueney são iniciadas pelo DNIT

Trabalho começou na divisa de Mato Grosso com Goiás com a escarificação do asfalto

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Marcos Cardial | Assecom/ AIA

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), superintendência de Mato Grosso, iniciou, nesta segunda-feira (2), as obras de recuperação da BR-364 (passagem urbana da Avenida Carlos Hugueney) no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). O senador Wellington Fagundes (PR) e o superintendente do órgão Orlando Fanaia Machado estiveram na cidade para acompanhar o início dos trabalhos. A restauração é uma solicitação do prefeito Gustavo Melo (PSB).

A solenidade de lançamento das obras ocorreu na sala de reuniões da prefeitura e contou também com a presença do vice-prefeito Freud Fraga (DEM), secretários e vereadores. Os trabalhos começaram da ponte do Rio Araguaia sentido centro de Alto Araguaia.

A previsão é que sejam investidos pelo Ministério dos Transportes, por meio do DNIT, cerca de R$ 150 milhões na recuperação e manutenção do trecho da divisa com Goiás até o município de Rondonópolis (Sul de Mato Grosso).

“Será uma total reconstrução do pavimento. É uma obra importantíssima para manter as condições de trafegabilidade durante todo o ano. É uma obra que integra o projeto de restauração de Alto Araguaia até Rondonópolis. Nosso objetivo é recuperar o pavimento e alargar o acostamento até Rondonópolis. A outra prioridade é o tratamento de pontos críticos com a necessidade de duplicação da ponte sobre o Rio Araguaia e um projeto de duplicação entre Alto Araguaia até o terminal ferroviário”, explicou o superintendente do órgão, Orlando Fanaia Machado.

O senador Wellington Fagundes ressaltou que será dada uma atenção especial à travessia urbana de Alto Araguaia, principalmente por conta da gestão do prefeito Gustavo Melo. “Será feito um completo trabalho de recuperação e sinalização. Além da área central será feito todos os pontos críticos de Alto Araguaia até Rondonópolis. É um recurso expressivo, garantido no Orçamento Geral da União e que vai gerar empregos, além de uma trafegabilidade muito boa”, disse o senador.

O prefeito Gustavo Melo (PSB) comemorou o início das obras. Para o gestor, o município precisava dos investimentos. Com o intenso tráfego de veículos diariamente, principalmente de cargas, o pavimento apresentava rachaduras e buracos, o que dificultava a trafegabilidade.

“Alto Araguaia precisa de muitos investimentos em infraestrutura. Será feita a recuperação de todo perímetro urbano de Alto Araguaia, o que é muito importante. Fizemos um trabalho de gestão e as ações necessárias estão chegando. Quero agradecer ao senador Wellington Fagundes, ao Orlando [Fanaia Machado, superintendente do DNIT] por atender e entender a necessidade de investimentos na Avenida Carlos Hugueney”, ressalta o prefeito.

Também participaram da cerimônia de lançamento das obras o vice-prefeito Freud Fraga (DEM); os secretários Milton Lima (Obras e Infraestrutura); Paula Fraga Niedermeier (Educação); Manoela Nunes de Souza (Saúde); Manoelito Rezende (Administração); João Dias (Agricultura); Welton Vilela (chefe de gabinete) e os vereadores Jorge Melo, André Leal, Deusdete Xixica, Henrique Pyter, Marilzan Nunes da Costa, Marcos Aurélio da Silva, Clodoaldo Fernandes.